A JOC

Quem somos...

A JOC – Juventude Operária Católica - é um Movimento de jovens, pelos jovens e para os jovens. Inquietos com a realidade em que vivemos, tal como: insegurança face ao futuro, escola que não garante emprego, precariedade no trabalho, injustiça, degradação da pessoa humana e do ambiente, exclusão, violência...
Não ficamos como simples espectadores ou ouvintes, mas procuramos intervir e transformar de forma organizada.
A JOC é um movimento para jovens entre os 14 e os 30 anos.

O que fazemos...

Antes de mais transformamo-nos a nós próprios, adquirimos novos valores, convicções, estilos de vida e atitudes.Formamos jovens em grupo, levando-os a descobrir e tomar consciência dos problemas e a transformar a realidade que os envolve.
Realizamos Encontros de Formação, Colóquios, Inquéritos, Entrevistas, Campanhas de acção sobre realidades concretas, Seminários, Convívios, Festas, Acampamentos, Intercâmbios, Celebrações,...Participamos em iniciativas juntamente com outras organizações e movimentos que promovem a justiça e a dignidade humana. 

Qual a nossa missão...

Somos um Movimento educativo e de acção. É pela acção e pelo assumir de tarefas e responsabilidades reflectidas em grupo que nos vamos formando.
A nossa missão é evangelizadora. Para nós o anúncio de Jesus Cristo é inseparável do compromisso e luta pela libertação e dignidade dos jovens do meio operário.
Procuramos que cada jovem assuma a sua vida de forma livre, consciente e responsável; descubra o seu lugar no mundo e na Igreja e aí se torne protagonista.
Os jocistas, devem antes de mais, transformar-se a si próprios, adquirir novas convicções e novas atitudes… ao mesmo tempo que vão envolvendo e actuando com outros jovens do seu meio, do seu ambiente. O nível e a qualidade da sua acção no exterior mede-se pelo nível da transformação interior: “Nós não fazemos a revolução, nós somos a revolução!”, proclamava Cardijn. 

Origem... 

A JOC nasceu na Bélgica em 1925 pela iniciativa dum jovem padre, Joseph Cardijn e de um grupo de jovens trabalhadores e trabalhadoras. Nasceu para dar resposta à situação de sofrimento e exploração vivida pelos jovens operários e à necessidade da Igreja os entender e organizar. 
Uma dupla missão constituiu e continua a constituir a finalidade da JOC: a libertação dos jovens trabalhadores e trabalhadoras; ser testemunha da presença libertadora de Jesus e do projecto de Jesus Cristo no seio da classe operária.
Em Portugal iniciou em 1935. A acção da JOC propagou-se rapidamente e depressa se constituiu como o único movimento juvenil da Igreja portuguesa até ao Concílio Vaticano II. O seu papel educativo, o protagonismo que a levava a perceber as necessidades da juventude trabalhadora e a desencadear campanhas reivindicativas por direitos elementares, tornaram-na um autêntico viveiro de militantes operários e cristãos, muitos dos quais, ainda hoje, assumem papel relevante na sociedade civil e no interior da própria Igreja.
Hoje a JOC continua a ser necessária e insubstituível porque muitos jovens do meio operário continuam a ser marcados pela precariedade, desemprego, insegurança, dificuldade em encontrar sentido para a sua vida e também na Igreja, muitas vezes, não encontram espaço e formas adequadas à sua situação, cultura, linguagem e expressão.
A JOC é uma oportunidade, uma proposta que ajuda os jovens a descobrir o valor, sentido e motivos de esperança para a sua vida.