sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Endividar! Onde nos pode levar?"

Para a JOC, a Campanha Nacional traduz uma forma de centrar a acção militante num mesmo objectivo. É um processo enérgico e contínuo de acção e reflexão diante de um problema ou situação que, de alguma forma, abala a dignidade e a liberdade dos jovens. É igualmente um processo dinâmico e contínuo de acção e reflexão diante de um problema ou situação juvenil colectiva, procurando que os jovens no seu bairro, no emprego, na escola ou no meio em que se insiram tomem consciência das situações abrangentes e actuem no sentido da transformação pessoal e do seu ambiente de vida.
A Campanha Nacional não se dirige apenas aos jovens do Movimento, mas a todos os jovens.
Os militantes do movimento, olhando a realidade à sua volta, identificaram o endividamento como uma das situações que impede a plena realização juvenil; daí, a escolha para esta Campanha: o slogan que lhe dá o mote deixa uma questão em aberto Endividar! Onde nos pode levar?”. É isto que pretendemos ir descobrindo ao longo da Campanha Nacional, à medida que formos desenvolvendo acções transformadoras.
Conhecedores das consequências desta realidade na vida dos jovens e da urgência de uma acção concreta para a sua transformação, a JOC põe em marcha esta Campanha, com o objectivo de sensibilizar os jovens para a realidade do Endividamento.
Importa reflectir sobre o Endividamento que, assumindo-se por vezes um mal necessário, deve ser feito de forma responsável e consciente, pois usado de modo leviano e desresponsabilizado pode conduzir a situações limite, algumas até sem retorno.
Esperamos descobrir, em conjunto com outros jovens, como se processa todo este negócio de milhões que aparece disfarçado de caminho para a felicidade, em que apenas basta pedir, o dinheiro aparece e, duma maneira fácil, tudo tem solução.
Neste sentido, a JOC propõe-se ir ao encontro dos jovens, sejam eles trabalhadores, estudantes ou desempregados, perceber as suas dificuldades no dia-a-dia, e juntos construirmos uma consciência colectiva das situações vividas, discutir causas e consequências destas realidades e, à luz do Evangelho, procurar caminhos orientadores para o desenvolvimento de acções transformadoras, visando a melhoria das condições de vida dos jovens trabalhadores, em prol da sua dignificação como Homens e Mulheres livres.
A Campanha Nacional da JOC, lançada na Semana de Estudos, em Agosto último, percorrerá as etapas da Revisão de Vida, culminando com o Encontro de Finalização que terá lugar no dia 28 de Junho de 2009, em Aveiro.

Sem comentários: